O score de crédito é uma pontuação muito importante para os brasileiros, especialmente para aqueles que estão em busca de crédito, financiamentos, empréstimos, dentre outras modalidades financeiras oferecidas por bancos.
Isso porque o score dá uma base ainda mais ampla sobre a avaliação de risco de crédito, ou seja, um banco pode oferecer taxas de juros menores, aprovar ou não alguma liberação de crédito ou financiamento para quem possuí um score maior.
Da mesma forma, quem possui score de crédito mais baixo acaba normalmente encontrando mais dificuldades para acessar serviços financeiros, tendo taxas de juros maiores e outras burocracias para se cumprir para conseguir acesso à modalidade de crédito que deseja.
Pensando nisso, decidimos reunir algumas informações bem importantes, mas muito úteis para você: compilar alguns dos motivos menos conhecidos que podem impactar negativamente no seu score de crédito.
Motivos que reduzem seu score de crédito
Existem diferentes motivos que reduzem o score de crédito, o mais comum são as dívidas, no entanto, existem outros pontos importantes que nem todo mundo sabe e que também podem reduzir sua pontuação. Vamos conferir algumas delas:
1. Múltiplas consultas de crédito em um curto período
Se você está tentando obter algum serviço financeiro, seja cartão, empréstimo ou financiamento, saiba que, no momento da solicitação, cada instituição realizará consultas ao seu histórico. Contudo, várias consultas em pouco tempo indicam maior risco e, consequentemente, seu score poderá ser reduzido.
2. Falta de variedade no histórico de crédito
Ter um único cartão de crédito, não fazer movimentações de crédito, ou mesmo ter um único cartão e não o usar, também pode limitar a análise do seu comportamento financeiro. Logo, uma dica legal é diversificar seu histórico de crédito, tendo cartões sendo utilizados e pagos, etc.
3. Utilizar todo seu limite de crédito
Se, por um lado, deixar de usar o crédito disponível pode reduzir seu score, utilizar o limite do seu cartão também. Imagine que você tenha três cartões, e você chegou no limite em ambos, isso pode significar uma dependência maior ao crédito e um risco maior de endividamento, o que pode reduzir sua pontuação de crédito.
4. Realizar pedidos frequentes de aumento do limite do cartão
Se você faz solicitações frequentes de aumento do limite do cartão de crédito, também é um sinal negativo. Realizar uma solicitação esporádica é uma coisa, agora realizar solicitações frequentes podem deixar claro sua dependência pelo crédito e maior risco de endividamento.
5. Deixar de atualizar dados no banco
Não atualizar seus dados no banco também podem limitar seu score. Imagine que você abriu uma conta em um banco há cinco anos, com uma renda completamente diferente da que tem hoje, mas você nunca atualizou esses valores. Deixar de atualizar isso pode limitar a análise do seu perfil de crédito.
6. Vínculos com co-obrigados ou avalistas inadimplentes
Caso você seja avalista de uma pessoa que está com dívidas, isso também pode causar muitos impactos no seu score, mesmo que não seja você quem esteja atrasando o pagamento diretamente.
7. Ausência de histórico de crédito
Quem nunca utilizou crédito, seja contratando empréstimos, cartões entre outros, acaba tendo dificuldades para construir seu histórico de crédito e, consequentemente, tendo um score mais baixo pela falta de informações.
Como o score é composto?
Conforme apresentado pela Serasa, o score de crédito de qualquer brasileiro é composto pelos seguintes itens:
- Pagamento de crédito – corresponde a 43,6%;
- Consulta para serviços de crédito/comportamento de consultas – corresponde a 19,3%
- Histórico das dívidas – corresponde a 13,7%;
- Tempo de utilização do crédito – corresponde a 10,1%;
- Os créditos que possui contratados – corresponde a 7,9%;
- Pagamento das dívidas – corresponde a 5,5%.
Como observado, cada um desses itens acaba impactando no seu score, positiva e negativamente, logo, existem vários fatores que podem fazer com que seu score acabe oscilando.